Atualmente, a dor nas costas, chamada tecnicamente de lombalgia, é a segunda patologia mais comum (perdendo apenas para o resfriado) e a primeira patologia que causa ausência no trabalho, sendo assim considerada também um problema sócio-econômico.
Aproximadamente 90% da população já teve ou terá lombalgia em alguma etapa da vida, sendo que metade melhorará em uma semana, 90% em oito semanas, mas em 10% dos casos a dor persistirá.
Múltiplas são as causas, que podem ser divididas em patológicas e não patológicas.
NÃO PATOLÓGICAS
- Esforços repetitivos;
- Má qualidade de sono;
- Excesso de peso;
- Falta de atividade física;
- Atividade física inadequada;
- Fatores psicossociais.
PATOLÓGICAS
- Entorses ou distensões musculares e ligamentares;
- Osteoartrose (desgaste da cartilagem das vértebras);
- Discopatias (Hérnias de disco);
- Infecções.
Para o tratamento, devemos ressaltar que em 90% dos casos, o tratamento de opção é o não cirúrgico, onde a reabilitação adequada e mudança no estilo de vida pode ser o suficiente.
O processo de reabilitação inclui analgesia (melhora da dor), alongamentos e reforço muscular. Podemos obter esses três pilares através de técnicas como fisioterapia, hidroterapia, RPG (Reeducação Postural Global), acupuntura, shiatsu, pilates e medicações.
Após essa fase reabilitadora, passa-se à principal, que é a mudança no estilo de vida, onde podemos incluir a diminuição de peso, mudanças nos hábitos posturais e atividade física supervisionada (academia terapêutica ou hidroginástica).
O recado final é: procure sempre o auxílio do profissional da saúde em fases iniciais de dor, quando o tratamento é mais fácil e responsivo. E após a fase de dor, nunca se esquecer de que a manutenção é a garantia da qualidade de vida. Por isso, mantenha sempre uma vida saudável com atividade física e postural adequada constante.
RT: Dr. Marco Paulo Otani – CRM: 105.511
Se você possui dores agudas ou crônicas na coluna e gostaria de passar em consulta com profissionais do Grupo Zero Dor, ligue agora: Cel/Whatsapp: (11) 96179-1730.